quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mega-buzinão no dia 26 contra portagens na A28

As comissões de utentes contra as portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) anunciaram um buzinão, a realizar sexta-feira dia 26 de Fevereiro e que vai abranger todos os municípios do litoral norte.

Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira serão os municípios envolvidos neste protesto que visa contestar a instalação de portagens nas SCUT. A hora do buzinão ainda não está definida, pois isso vai depender do fluxo de trânsito em cada uma das cidades envolvidas no protesto. A seguir a este protesto serão agendas novas formas de luta contra as portagens nas SCUT que servem estes municípios.

Os elementos das várias comissões, que reuniram na Póvoa de Varzim, lamentam também que o ministro das Obras Públicas ainda não os tenha recebido. “Pedimos uma audiência há cerca de três meses, mas, até agora, não obtivemos qualquer resposta”, razão pela qual os líderes deste protesto marcaram mais este buzinão, onde esperam “total adesão por parte das populações”, frisou José Rui Ferreira. As comissões consideraram ainda importante a participação dos empresários das regiões afectadas pelas portagens nas SCUT porque, dada a crise que o país atravessa, “eles serão muito afectados”, caso o Governo decida mesmo colocar portagens em vias como a A28, a A29 e a A41. “É importante que os utentes destas vias mostrem o seu descontentamento” em relação a esta medida que o Governo pretende implementar.

Ao terminar, o também utente diário da A28, volta a sublinhar que “as SCUT deverão permanecer como vias sem portagens, enquanto estejam localizadas em regiões cujos indicadores de desenvolvimento socioeconómicos sejam inferiores à média nacional e não existam vias alternativas”. Ora, e segundo as comissões, os municípios atravessados por estas vias “justificam a irreversibilidade deste processo”, concluiu José Rui Ferreira.

Jorge Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário