domingo, 22 de maio de 2011

O papel das Redes Sociais na procura de emprego

Numa altura em que as previsões estatísticas apontam para números recordes de desemprego em Portugal, as redes sociais desempenham cada vez mais um papel muito importante na procura e oferta de emprego. Cada vez mais os profissionais de Recursos Humanos recorrem às redes socais como forma de divulgação de emprego e de procura de perfis que correspondam às necessidades de admissão das empresas. O Linkedin é, sem dúvida, a rede social mais utilizada para esse efeito. Contudo, outras redes sociais como o Facebook e Twitter são utilizadas pelos profissionais de Recursos Humanos.

A Transitar, empresa especialista em processos de transição de carreira, divulgou os resultados do estudo sobre a utilização das Redes Sociais Profissionais na Península Ibérica. Este estudo revelou que 55% dos utilizadores recorre às Redes Sociais Profissionais com objectivo de estabelecer novos conhecimentos, participar em debates e trocar ideias que lhes permitam estabelecer contacto com profissionais da sua área profissional. Quanto aos profissionais de Recursos Humanos, 54% afirma ter recorrido a redes sociais para recrutar candidatos .

Por isso, se está desempregado torne a sua procura de emprego mais dinâmica e tire partido das redes sociais. Criar um perfil no Linkedin e estabelecer contactos com profissionais da área, empresas, colegas de curso, etc…poderá ser uma mais-valia para o seu percurso profissional. Mas atenção, que nem tudo são vantagem pois, os candidatos devem ter cuidado com o “rasto digital” , ou seja, com as informações que publica sobre si na internet. O uso que se faz da rede pode fazer a diferença dos benefícios que se podem tirar. Como compreenderá, nenhum profissional de Recursos Humanos aquando da selecção de candidatos, terá interesse por numa pessoa que faz 5 actualizações na rede social, durante o período de trabalho. A verdade é que as redes sociais podem-se tornar viciantes…é essencial fazer uma boa gestão do seu tempo, de modo a não transmitir uma imagem de pouco profissionalismo e que revele pouca produtividade.

Por isso lembre-se que deve estar actualizado e que deve melhorar a sua reputação on-line , se pretende usar as redes sociais para fins profissionais.

Maurício Miranda

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