domingo, 13 de dezembro de 2009

Semana mais ou menos fraquinha

Foi durante a última semana que tivemos a oportunidade de perceber o quão importante está a ser a nossa capital para a Europa. Que contentes ficaram os nossos governantes ao assistirem finalmente à entrada em vigor do tratado de Lisboa.

Uma alegria que até chegou a contagiar por “breves horas” o povo português que ouvia finalmente o nome de Portugal, desta vez, não por maus motivos, mas sim para uma mudança na Europa e na sua burocracia que todos entendem como positiva.

Quando digo por “breves horas” entenda-se: um dia. Isto porque, logo no dia a seguir, surge nos jornais e telejornais o nível de desemprego neste nosso país e veja-se 10,2%. Não tardou muito a surgir também as propostas do FMI (que é uma entidade europeia que quando um governo não sabe o que anda a fazer, intervém e passa basicamente a governar-nos), que apelam à diminuição da despesa pública e caso isso não chegue, ao aumento dos impostos (o que acho altamente provável lá pró ano que vem).

Para mim, pior que isto só mesmo a oposição politica em Portugal, que com todos estes factos a acontecerem durante a última semana, temos todos os dias a líder da oposição a querer saber o que disse o Sócrates ao Vara e mais recentemente a querer debater um tema interessantíssimo, que não passa de querer saber quem construiu e porquê, o mais que muito badalado Magalhães.

Precisamos mesmo de mudar, e bem que podemos começar pela oposição. Não queremos ver tricô político (coisa própria de pessoas idosas), queremos ver debates elucidativos, acesos e conclusivos para que deles saiam leis práticas, justas e de progresso…isso sim! Muito progresso. Deixemo-nos de tratados e nomes de tratados que só com isso não vamos a lado nenhum.
A todos um Feliz Natal e um próspero ano 2010.

João Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário