quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aprender a Economizar na Universidade

Como sabemos os tempos de estudante universitário são marcados por muitas experiências. É aí que descobrimos o nosso futuro profissional, encontramos novos amigos tornamo-nos mais independentes. Deve também ser a partir dessa toma de independência que devemos aprender a gerir o pouco dinheiro que temos pois nos dias de hoje isso é muito importante. Ficam aqui algumas dicas para o fazeres.

Logo quando chegues á universidade informa-te acerca de todas as bolsas de estudo existentes e concorre àquelas que sejam adequadas a tua situação.

Em vez de comprares livros pede emprestados a colegas de outros anos ou procura edições online.

Partilha casa com outros amigos e não escolhas casa muito perto das universidades geralmente são mais caras, assim consegues diminuir as despesas. Se conseguires alojamento numa residência universitária será o mais económico.

Sempre que puderes leva alimentos ou outras coisas que normalmente precisas de comprar da casa dos teus pais, caso optes por comprar no local onde estudas opta pelas “marcas brancas” são de qualidade bastante razoável.

Sempre que possível, realiza as refeições em casa. Se tiveres de comer fora, escolhe a cantina, esta oferece as refeições mais baratas da universidade e arredores.

Aprende a comer bem e barato. Combina por exemplo com os teus amigos de casa cada um fazer um jantar por noite para os restantes, é uma excelente forma de poupar tempo e dinheiro.

Quando viajares, escolhe sempre os transportes públicos e não te esqueças de dizer que és estudante: os tarifários são mais baratos!

Quando fores para casa dos pais ao fim-de-semana tenta descobrir alguém que vá para os mesmos lados e que te possa dar boleia.

Em vez de instalares Internet em casa, usufrui dela na universidade ou em locais onde existe Internet wireless grátis.

Paga sempre as contas dentro do prazo, se não, vais ter de gastar dinheiro adicional nas multas.

Se saírem e a ideia for “copos”, o bar universitário tem quase sempre os melhores preços. Em termos de discotecas, procure aquelas com “noite de estudante” – isso implica gastar pouco ou nenhum dinheiro.

Para qualquer sítio que vás museus, jardins zoológicos, lojas pergunta se existe desconto para estudante. Não custa nada.

Requisita livros e DVDs da biblioteca da universidade, em vez de comprar ou alugar.

Está sempre atento ao correio electrónico da universidade, podes encontrar um sem número de cursos, workshops, palestras, peças de teatro ou concertos grátis ou a baixo preço.

Utiliza todos os recursos que a universidade possa disponibilizar (laboratórios, ginásio, consultas médicas, posto de enfermagem) afinal de contas, é para isso que servem as propinas e assim verás que a tua mesada nunca mais acaba….


Tiago Rolo

Sem comentários:

Enviar um comentário