segunda-feira, 2 de março de 2009

JA: o Projecto

O projecto JA nasceu com o intuito de dar voz a todos aqueles que desejam que as suas ideias sejam divulgadas de um modo mais produtivo do que apenas, por exemplo, numa simples conversa entre amigos. Inicialmente, não passava de uma simples ideia que nos cativava bastante e que tínhamos vontade de pôr em prática. Até que um dia nos juntamos para falar mais a sério sobre o assunto.

Decidimos começar a reunir-nos longe do olhar dos mais curiosos. Os primeiros encontros aconteceram mesmo dentro do carro, onde debatemos o assunto de uma forma muito natural. Queríamos levar o projecto avante e assumimos esse compromisso. Discutimos os temas que poderiam ser tratados, a data do primeiro lançamento e a melhor maneira de o anunciar, como o iríamos distribuir, enfim, tudo o que achamos necessário. Dividimos tarefas e cada um começou a trabalhar individualmente para um bem colectivo.

Desde logo que o entusiasmo pelo projecto nos levou a alterar a maneira de verbalizarmos entre nós pois estávamos constantemente a empregar a palavra JA nas frases e expressões que usávamos. Isso conferia-nos um certo gozo porque, embora realçássemos muitas vezes a palavra “JA”, só nós compreendíamos o seu sentido conotativo.

Uma vez que a maioria dos membros do JA estavam deslocados da sua cidade pois frequentavam a universidade, passámos a reunir-nos aos fins-de-semana. Foi o que aconteceu na semana que antecedeu o lançamento do jornal. Juntámo-nos na casa de alguns membros para avaliarmos o trabalho que havia sido feito até então e o que havia ainda a fazer. Durante a semana começamos a divulgar o jornal. Foi tudo feito no maior segredo possível de modo a despertar a curiosidade dos possíveis leitores. Combinávamos um local para nos encontrar e aguardávamos que houvesse pouco movimento nas ruas. Nessa altura, separávamo-nos e começávamos a afixar cartazes com expressões, tais como: “JA” (primeiramente) e “JA ESTÁ QUASE” (mais tarde), em locais estratégicos de passagem e grande afluência de pessoas.

Para o lançamento do jornal contámos ainda com a colaboração de algumas pessoas, nomeadamente através do envio de textos e da participação numa entrevista. A data escolhida para o lançamento foi o dia 10 de Junho devido à sua importância, este ano acrescida pelo facto das comemorações do dia de Portugal, de Camões e das comunidades serem realizadas em Viana do Castelo, juntamente com a comemoração dos 750 anos da cidade, que contaram com a presença do nosso presidente da república.

Jorge Neiva

1 comentário:

  1. Tânia Pinto05/07/09, 12:31

    Movida pela curiosidade lá vim dar uma espreitadela ao blog. E não posso deixar de vos felicitar, pela iniciativa. O blog está muito interessante e aborda temas bastante pertinentes de forma madura e fazendo uso de um enorme bom senso ..
    Além de informar a população vocês acabam por inspirar esta juventude! JA chega de conformismos!!


    Continuem,

    Tânia Cláudia

    ResponderEliminar