sábado, 9 de maio de 2009

Nó por desfazer

Foi durante esta mesma semana que assistimos a uma verdadeira estupidez de origem religiosa! Nem queria acreditar naquilo que ouvi: no Brasil, uma menina de 9 anos (sim 9 anos!), foi violada pelo seu padrasto e, consequência disso, engravidou de gémeos. Como toda a gente sabe, e com a confirmação dos médicos, os bebés e a própria mãe iriam sofrer durante a gravidez, sendo que esta história iria acabar mal para os três.

Depois de ter conhecimento desta situação o bispo do recife decidiu, por bem (claramente!) proceder à excomunhão desta mãe! Porquê? Pergunto eu…


Depois de saber que existe um crime gravíssimo (violação), sabendo que a mãe provavelmente morrerá por ser demasiado nova, depois de saber que se o parto correr bem (verdadeiro milagre!) e a menina não abortar, ela viverá para sempre uma vida de sacrifício carregada com a dor de ter sido violada pelo próprio padrasto, por, provavelmente, nunca mais voltar a estudar, por lhe ter sido roubada a infância, por ser rejeitada pela sociedade quando a sua historia contar, e como se tudo isto não bastasse a igreja, que poderia ser o seu único refúgio, excomunga-a! Fico espantada com tanto amor ao próximo que aqui se vê! Fiquei também conhecedora de que o incesto já é totalmente aprovado pela igreja! Pois se um pai (ou o ser que substitui este cargo) viola a filha e não é excomungado, e a filha que é sofredora deste crime o é, eu dou mais uma salva de palmas à igreja!


A menina foi vítima de um crime e o bispo quer que ela seja vítima para sempre, não deixando que a menina tenha um mal menor na sua vida desde já estragada. Provavelmente vamos voltar a ver a igreja pedir desculpa por alguém que, apesar de não o ser face aos olhos da igreja, é um ser insignificante que não mede aquilo que diz! Este ser, a meu ver, não é um homem bom: não é digno de ensinar e passar a mensagem de Deus, pois exige o sofrimento de uma criança de 9 anos, não de livre vontade, mas porque foi vítima de um crime! Não deveria ser ele também castigado??


Enquanto católica afecta-me o facto de saber que há gente hierarquicamente superior a mim que afirma barbaridades como esta!


Não tenho dúvidas que, no seio da igreja católica, que anuncia a doutrina, o respeito e o amor pelo próximo, este senhor pertença a uma minoria (se não o único!) que pensa assim. Contudo a igreja católica não se escapa da associação devido ao peso que este tem por ser bispo!


Olga Pereira

1 comentário:

  1. ...Certamente, que a menina , não era nem filha nem por certo, parente proximo, hoje em dia, é mais facil opinar sob os problemas dos outros do que, pormos-nos no lugar deles e procurar soluções...

    ...Lógico que perante tais afirmações esse Sr.Bispo, terá uma carreira curta, ou mais proxima da reforma...

    Nós para JÁ ficamos a ver, no que dá.........

    ResponderEliminar