sábado, 9 de maio de 2009

Vacina contra o tabaco esta a chegar

Pois é, caros leitores, o vício do tabaco pode ter os dias contados, uma vez que a vacina contra a nicotina está a chegar, e promete revolucionar o tratamento deste vício que é responsável por 30% da mortalidade por cancro e cerca de 90% das mortes referentes a tumor nos pulmões.

De acordo com a edição do correio da manhã, a vacina chama-se CYT002-NicQb, está em fase de testes e já deu provas de eficácia ao ajudar 40% dos fumadores a quem foi administrada a deixar de fumar. Falta ainda realizar uma terceira fase de testes, mas os resultados preliminares foram de tal forma promissores que os investigadores suíços não hesitaram em afirmar que ela tem “o potencial de alterar a forma como se irá tratar a dependência de tabaco no futuro”.

Esta nova droga promete auxiliar os fumadores a deixar de fumar. Está a ser testada em vários voluntários humanos nos EUA. A vacina estimula o organismo a criar anticorpos que atacam as moléculas de nicotina, como se fosse um vírus ou bactéria. A CYT002-NicQb é administrada em 8 doses, ao longo de quatro consultas médicas, com 2 doses por consulta. Esta vacina actua em conjunto com as moléculas da nicotina, os anticorpos formam uma molécula maior incapaz de atingir o cérebro.

Sem o prazer gerado pela nicotina, os fumadores perdem o interesse no cigarro e param de fumar. "É como fumar um cigarro sem nicotina", disse uma pesquisadora. Contudo, a vacina não elimina os indesejáveis efeitos normalmente gerados pela abstinência: fome, náuseas e irritabilidade, por exemplo. Segundo resultados da primeira fase do teste divulgados, os 20 voluntários que participaram da pesquisa não sofreram efeitos colaterais e apresentaram uma resposta imunológica rápida, com o surgimento de anticorpos contra a nicotina sete dias após a vacinação.

O lançamento desta vacina para o mercado está previsto para os próximos, 3 a 4 anos.

Jorge Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário